Porque fecham as empresas?
Porque nem todas se tornam em negócios de sucessos?

Diariamente surgem ideias novas de negócios. Muitas delas materializam-se e conseguem manter-se no mercado por alguns anos e tornam-se casos de sucesso! Outras… duram pouco mais de dois anos.

Porque será? Porque nem todas se tornam em negócios de sucessos? A minha experiência diz-me que há fatores racionais e há os fatores emocionais. O foco muitas vezes recai sobre os racionais descurando os emocionais… Algo, a meu ver errado pois "o processo de tomada de decisão" é SEMPRE emocional!

Clarificando: o "processo de analise" é racional… e o "processo de decisão" é emocional Ao haver foco no racional significa que o foco é o negócio! O crescimento do negócio! Pressupõe identificar objetivos a alcançar e os indicadores do negócio. Fazer registos para se avaliar e monitorizar. E das análises decide-se então as correções aos desvios (da realidade vs os objetivos) que permitem uma melhoria continua. Em boa verdade será um ciclo PDCA (do inglês = plan => do => check = adjust).

Então o que falha? Ou falta? Pois sabemos hoje que o negócio não evolui se o dono (e a sua equipa) não evoluir. Neste caso pressupõe por exemplo avaliar o grau de compromisso com as atividades e os objetivos previamente definidos. Podemos incluir identificar os bloqueios como crenças ou eventualmente um “contexto pessoal” que esteja afetar o desempenho ou performance. E estes fatores tem muito mais a ver com emoção do que com razão.

Sugiro então:
  1. Se não tem um plano o seu negócio, estamos a meio do ano: é o momento de o fazer! Visualize o seu negócio com objetivos claros e construa uma estrutura (com as fases (ou objetivos intermédios) que tem que alcançar). Será como que um guia para o orientar.
  2. Renove os sistemas de trabalho! Decida fazer as coisas de forma diferente (se quer resultados diferentes… tem que fazer diferente). Ouça as opiniões de sua equipa, analise a situação da empresa e as decisões tomadas até à data, o que resultou e o que fracassou. Meça! O que não se mede não se pode gerir.
  3. Torne-se um empresário ativo, implementando estratégias de marketing eficazes. Certifique-se que “anuncia” a sua marca. Analise o mercado e observe as necessidades dos seus potenciais clientes. Quais são as estratégias que o beneficiarão neste segunda metade do ano?
  4. A sua equipa é o seu principal promotor. Eles mais do que ninguém devem conhecer o seu plano de ação. A falta de informações relativamente aos objetivos de seu negócio poderão seguramente encarecer o seu projeto. Envolva-os e/ou inclua-os no processo!
  5. Se a sua equipa é seu principal ativo, então, como podem evoluir? Que competências, sejam hard ou soft têm que adquirir para terem uma performance superior?
  6. Faça uma gestão balanceando o "crescimento do negócio" (lado racional) e o "crescimento da equipa" (lado emocional). O foco ora num lado ora no outro depende obviamente da fase e maturidade do negócio e da equipa.
Existem muitas ferramentas que podem ser aplicadas para fazer crescer o seu negócio e a sua equipa. É o capitão da equipa! Mantenha alerta o seu propósito e deixe que as suas ações façam de si não só um bom empresário mas também um líder… da sua equipa!
Observando o Futebol!
E assim nos tornamos Campeões…