As 5 dicas para gerir as suas equipas com eficácia
… através da sistematização!

Em tempos tão controversos como os que ultrapassamos nos damos conta de que há uma luta frequente e comum entre os donos de negócios para conseguirem que a sua equipa trabalhe de forma eficiente. A experiência diz-nos que, apesar de haver sempre fatores que não controlamos, não tem de ser tão difícil quanto parece. Segue abaixo 5 dicas para manter a sua equipa no topo e a trabalhar eficazmente (aplique a ou as que se adequarem!):

1. Não seja um super-herói!
Não tente fazer tudo sozinho. Sabe em que é realmente bom. Em tudo o resto, se há alguém que pode fazê-lo quase tão bem, muitas vezes é mais que suficiente. Não significa que perde o controlo mas sim que ganha vantagem. Assim nesta fase pode usar o seu tempo e energia no que é mesmo mais importante e relevante no negócio!

2. Decida o que vai deixar de fazer!
O pensamento não é o que vai fazer de diferente… mas o que vai deixar de fazer (para ter tempo para o mais importante). É esse o ponto de partida – é esse o objetivo! Comece por listar as tarefas de “baixo valor para o negócio” e delegue! Elimine estas “distrações” que lhe tomam tempo e concentre-se nas áreas de foco e que são da sua responsabilidade.

3. Verifique se tem um pino redondo para um buraco redondo!
Quando está a contratar um novo elemento para a sua equipa certifique-se de que, é a pessoa certa para a função que vai desempenhar. Há custos ao tentar fazer ajustes num pino quadrado para um buraco redondo e, não tem a certeza que ao faze-lo vai conseguir que desempenhe a função. Certifique-se então de que, o novo elemento, tem as competências e a personalidade certas para o que necessita seja feito. Vai constatar que só desta forma se torna e mantem naturalmente motivado para fazer bem.

4. Certifique-se que delega mas não abdica!
Não está “passando o trabalho” para nunca mais ter que “olhar” para esse assunto ou tarefa. Institua um sistema de acompanhamento das tarefas e projetos que delega. E pode então treinar a sua equipa para se tornar melhor.

5. Organize “o seu trabalho” para poder replicar facilmente!
Certifique-se de documenta e organiza… tudo! Não com cópias enfadonhas e impossíveis de serem consultadas, faça-o e mantenha de forma simples.
Instruções em 1 página, listas de controlo, manuais de como fazer…

Torne mais fácil para alguém que entra aprender facilmente em vez de necessitar de uma formação longa de integração. Dessa forma assegura que, se a sua equipa mudar, a transição será rápida, sem esforço e custos para o negócio. E a isto se chama SISTEMATIZAR!
Parábola: O presente!
Inteligência Emocional é também a capacidade de controlarmos as nossas emoções de forma a que elas estejam a nosso favor...