A insensatez da Franqueza
... e o seu impacto na produtividade

 Como é sério o problema da falta de franqueza nas organizações! Bloqueia as ideias inteligentes, retarda as ações rápidas e impede que as pessoas capazes contribuam com todo o seu potencial no crescimento da organização. Ou seja, afeta claramente a produtividade o que é  algo verdadeiramente devastador!

Quando se pratica a franqueza – e consideramos que nunca se é absolutamente franco, estejamos certos – tudo funciona com mais rapidez e mais eficácia; A franqueza traz mais pessoas para a conversa e, obviamente, quanto mais gente participa da conversa, mais claras e ricas ficam as ideias; A franqueza aumenta a produtividade pelo aumento da velocidade. Uma empresa emergente, que tenha surgido logo ali na esquina, com apenas cinco pessoas, é capaz de movimentar-se rapidamente… se a franqueza entre elas existir; A franqueza reduz custos... Elimina reuniões inúteis, relatórios sem propósito, belos slides em powerpoint usados em apresentações sonolentas…

Sabemos que não é fácil! Somos educados desde a infância a atenuar as más notícias e adoçar os temas que poderão ser mais amargos. Ocorre-nos ainda que é impossível imaginar um mundo onde todos possamos sair por aí dizendo o que realmente pensamos a todo o momento. Acabamos concluindo que as pessoas não dizem o que pensam porque é mais fácil agir assim.

Então, quase que poderíamos dizer que, a falta de franqueza, é o maior truque insensato usado nos negócios. Sendo o “insensato” aquele que não tem “bom senso” nas suas ações/decisões, logo agindo inconsequentemente pode tornar-se irresponsável.

Hábitos vs Rotinas
“É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã” - Confúcio, Filosofo Chinês