3 Sinais… de uma equipa que não funciona!
Será Liderança ou Gestão?

É frequente a situação de uma equipa que não trabalha na sua eficiência máxima.

No geral sentem-se como que conseguindo "fazer muito"... quando realmente fazem uma reflexão percebem que não estão a conseguir tanto quanto deveriam estar ou a crescer tão rápido quanto acreditam poderiam.

São 3 os indicadores que, ao olharmos de fora, nos alertam para que a equipa pode não estar em eficácia e eficiência. Há que estar atentos pois o primeiro passo, no sentido de se ter uma equipa produtiva, está em se tomar consciente da eficiência da mesma. Os 3 indicadores são:

1. Estão em constante combate a incêndios
Muitas vezes pode sentir, se for responsável por uma, que está a fazer um bom trabalho pois mantem a equipa unida e motivada. Identificam os erros ou falhas e corrigem no imediato. Pode sentir-se (quase!) como que um super-homem ou supermulher quando está ausente, pois mesmo assim resolve as situações que surgem…

A questão torna-se relevante quando: está constantemente a faze-lo? São vários os imprevistos que, no seu dia a dia e de uma forma contante, tem que resolver? Se assim for, então, a sua equipa, não está a fazer o que lhe está destinado. Não me interprete mal - todos cometem erros e problemas acontecem, mesmo nos melhores negócios. Sempre haverá “fogos” a apagar! Mas os problemas ou imprevistos devem ser encarados como exceções e não como regra. Se a resolução de problemas ou imprevistos é a sua “tarefa” principal num dia de trabalho então precisa de reconsiderar como é que a sua equipa está estruturada e como desempenham as funções.

2. Está sempre em modo de microgestão!
Sente que se não está na empresa os prazos parecem “derrapar”? Tem que criar cronogramas e listas de tarefas para que os membros da sua equipa saibam o que fazer? Então está em “microgestão” que em nada ajuda a movimentar o seu negócio para a frente… Se sentir que não pode confiar na sua equipa para fazer as tarefas para as quais foi contratada então poderá ter que rever a forma como está a ser gerida.

3. Toda a discussão torna-se agressiva ou sensível… rapidamente.
É importante que seja capaz de comunicar com a equipa. Precisa ser capaz de realinhar “o caminho” e atribuir tarefas sem dramatismos. A chave aqui é se existe confiança e compreensão - se não o entendem e se não os entende, de seguida e geralmente, alguém se ofende e as discussões tornam-se difíceis. E... começa-se a perguntar: Qual é mesmo o assunto da discussão? Eu poderia muito bem fazer isso sozinho… ; Assim que começar a pensar desta forma então sabe que tem um problema de comunicação na sua equipa e que poderá ser necessário reconsiderar.

Se tem presente algum destes sinais então, a sua equipa, simplesmente não está a funcionar da forma como devia. Não está a receber a alavancagem da sua equipa e tornar-se-á mais difícil ver a sua empresa crescer e expandir. A equipa é muitas vezes reflexão da forma como é gerida.

Então, se concluiu hoje que a sua equipa afinal parece não estar a funcionar reconsidere que pode estar no exato momento para analisar o seu estilo de Liderança e Gestão. Pergunte a si mesmo como pode mudar para tornar a sua equipa melhor. Saberá a resposta! Sim, eu sei que sabe a resposta! 
As 5 dicas para gerir as suas equipas com eficácia
… através da sistematização!