1. Faça uma gestão do telefone, mensagens e email. Desligue os sons de alerta que só o distraem.
2. Planeie as reuniões - use uma agenda e um cronograma para rentabilizar o tempo das reuniões. Reuniões de 60 minutos? Porque não de 45? Se o tempo é recurso escasso equacione o que há a fazer para reduzir a duração da reunião.
3. Pontualidade é uma regra da gestão eficiente do tempo (além de mostrar respeito pelo tempo dos outros…).
4. Faça uma lista – sem complicar… a cada final do dia fazer a lista de, por exemplo, as 5 tarefas importantes a realizar no dia seguinte.
5. Relacionar rentabilidade a metas a alcançar. Ter um plano e cumprir as tarefas definidas evitando gestão de improviso…
6. Bloquear o seu tempo – a chave não é priorizar as tarefas da sua agenda mas agendar as suas prioridades.
7. Rentabilize os tempos mortos – por exemplo ouvir cd áudios quando faz viagens, ler um livro na espera de uma consulta médica…
8. Defenda a sua concentração; se não respeitar o seu tempo, quem o fará?
9. “Coma o sapo pela manhã” - livro reconhecido na gestão de tempo – selecione da sua lista a tarefa mais complicada e faça-a logo no início da manhã. Independentemente do resultado sentir-se-á com mais energia ao longo do dia (ou vai andar o dia todo com a ideia na cabeça, completamente desfocado e terminando o dia com a terrível sensação de improdutividade).
10. Não permita (ou minimize) as interrupções - multitasking nem sempre funciona e poderá estar a perder a produtividade…
11. Recorde a regra 80/20 e foque 80% do seu tempo nos seus clientes ideais... não o inverso…
12. “Preste Contas” – Quem investe em o ajudar a alcançar os seus objetivos? Quem lhe solicita tarefas que o desafiam e o incentivam a crescer mais rápido? Quem o rodeia ajudam-no a criar um surto de crescimento pessoal e profissional ou estão mais focados em o fazer acreditar que tudo é muito difícil de alcançar?
13. (esta é um BONUS) Invista em si mesmo! Leia livros, artigos… ou caso prefira veja vídeos (há de 3, 5, 50 minutos…) sobre planeamento, foco, responsabilidade. Qual seria o benefício a longo prazo se pudesse melhorar a sua produtividade e consistência de 30-40%? Acredite que é possível!
in 100malucar