Será o Pai Natal um Estratega?
Sim, o Pai Natal também usa Estratégias...

No mês passado, Novembro 2022, a ONU registou que 16% da população mundial são crianças até aos 9 anos de idade! Bem sei que nem todos acreditarão no Pai Natal.. do ponto de vista económico seria excelente pois o Pai Natal é, sem dúvida, um dos melhores do mundo quando se trata de nos encorajar a comprar.

Vamos refletir juntos: como é que um homem gorducho e de fato vermelho consegue colocar-nos a todos num alvoroço? São várias as estratégias (Sim! O Pai Natal também usa Estratégias!) e ocorrem-me 6 como as principais que podemos aplicar aos nossos negócios:

  1. O Pai Natal faz a entrega pessoalmente e na nossa casa! A promessa (a Garantia!) do Pai Natal é de que vem à nossa casa entregar presentes na véspera de Natal para que possamos encontra-los ao acordar. Se, de manhã, encontramos a árvore “vazia” então começaremos a pensar que o Pai Natal não é particularmente digno de confiança, certo? O mesmo se passa nos Negócios! Deverá certificar-se que “entrega” o que anuncia ou os esforços (investimento) de marketing só por si, não o vão ajudar. Na verdade, sabemos que, a reputação será danificada se as mensagens forem incongruentes com “a realidade das entregas”.

  2. O Pai Natal carrega sempre um saco cheio de presentes! Gostamos do Pai Natal porque sabemos tem sempre um saco de presentes para distribuir. E no seu negócio, preocupa-se em mostrar como pode gerar valor? Sugiro que tudo o que "oferecer" deverá ser destacado sempre o valor que quer e pode dar pois só assim trará mais clientes e fieis!

  3. O Pai Natal faz sempre uma lista, que verifica mais que uma vez! Acredito que o Pai Natal não entrega presentes a todas as crianças! Faz uma lista, verifica e retira os que não foram “bons meninos”! Desta lição retiramos duas aprendizagens: o Pai Natal faz uma lista de todas as crianças, então também terá que fazer a sua lista (o seu mercado alvo!). E verifica-a! – então vai querer também verificar a sua para a qualificar e ter a certeza que se preocupa somente com aqueles que são chave para ao seu negócio.

  4. O Pai Natal tem uma barriga grande, veste de vermelho e tem barbas branquinhas… Todos sabemos como é o Pai Natal – veste de vermelho, a barba e o cabelo muito branquinho, um sorriso meigo e … uma barriga redonda que treme quando ele ri Oh Oh Oh!!! É a sua imagem (de marca!). E a sua, ou da sua empresa? O que a faz ser instantaneamente reconhecível? É importante que tenha algo que o diferencia para o mundo para que tenha presença sem realmente estar lá. Como o Pai Natal - ele está em muitos locais do mundo, mas não fisicamente, certo?

  5. O Pai Natal tem duendes, renas, pais, mães… O Pai Natal tem “uma equipa” que faz a maior parte do trabalho. Consegue alavancar os sistemas para realmente só ter que trabalhar cerca de quatro dias do ano. Como? Tem representantes nas cidades a angariar as multidões. Tem pais e mães que contam histórias que mantem os filhos entusiasmados com a sua chegada. Tem duendes que embalam todos os presentes… e por fim tem as renas mágicas e super-rápidas para os transportarem e poder entregar no momento certo… A sugestão que deixo é que decida sistematizar algumas áreas do seu negócio. Construir uma equipa esforçada (os seus duendes), desenvolver as entregas eficazes (as suas renas), organizar eventos promocionais (recorrendo a quem pode colaborar na sua cidade!) e “acarinhar” os seus clientes para que se tornem verdadeiros fãs e falem de si de forma entusiasmante (os pais e as mães).

  6. O Pai Natal vive no Polo Norte sem a internet! Não pode enviar um email ao Pai Natal, ou ligar para 025 012 2022…. Esse tipo de acesso não é viável quando se é tão importante quanto o Pai Natal. Tem que escrever uma carta. Em seguida, os duendes vão filtrar sem ocuparem o Pai Natal com detalhes desnecessários… deixando focar-se no que é o essencial Está acessível aos seus clientes? O seu tempo deve ser precioso e respeitado. Então, se é de fácil acesso, pode parecer que não está realmente ocupado - e não é realmente bem-sucedido! Isso não significa que ignore o serviço ao cliente - significa que precisa ter um sistema e não que lidar com algo, a menos que seja realmente importante. Pessoas importantes lidam com desafios importantes – Considera-se uma pessoa importante?

Sabemos que o Pai Natal tem vantagem quando se trata de marketing… mas o crescimento do seu Negócio não tem que ser demorado. Aprender com os melhores e implementar ferramentas que foram experimentadas e testadas pode ser o caminho…. E poderá então relaxar na sua própria versão do Polo Norte!

A todos desejo um Feliz Natal!


Caçar, Pescar ou Semear...
Marketing Series...