Caçar, Pescar ou Semear...
Marketing Series...

   O ser humano só sobreviveu porque soube assegurar a sua subsistência recorrendo a 3 estratégias: CAÇAR, PESCAR e SEMEAR! Em função da conjuntura do mercado: se em INFLAÇÃO (quando ocorre subida geral de preços de produtos ou serviços) ou DEFLAÇÃO (o oposto) deverá selecionar as que lhe trazem melhores resultados.

Poderemos então SEMEAR para ter mais contatos, PESCAR os contatos pois já sabemos onde estão ou CAÇAR quando sabemos especificamente quem queremos! Estas 3 estratégias trazem resultados de forma diferente:

   Prazo Imediato “Caçar”: acontece quando sabemos exatamente o nome da pessoa e que muito provavelmente estará disponível para nos ouvir. Pode ter vindo de uma referência de um familiar, vizinho, conhecido, cliente… Também pode ter mostrado disponibilidade para ouvir porque fizemos um telefonema e ficou interessado ou encontramos num evento; esta estratégia é a que tem maior probabilidade de resultados imediatos porque tendo havido contato pessoal / telefónico está já estabelecido algum grau de confiança logo maior abertura para nos ouvir! 

       Curto Prazo “Pescar”: a pesca faz-se sempre com um anzol! E com um isco! Logo nesta estratégia é isso que queremos fazer! O primeiro passo é identificar as características que procuramos, o segundo é saber onde se encontra em “maior quantidade” e depois, sabendo a melhor hora vamos lá “pescar” levando um “isco” o mais atrativo possível para este nicho/segmento. De esta forma vamos ter maior probabilidade de atrair mais “peixes” para a nossa “rede”. Um exemplo pode ser participarmos de um evento, onde o que queremos é “pescar” um dado perfil que se mostra disponível e interessado em nos ouvir.

      Longo Prazo “Semear”: participar em grupos de networking, em que é preciso conquistar a confiança é um exemplo de estratégia a longo prazo. Produção de conteúdo como ter um blog ou um canal Youtube é também de longo prazo. Estratégias generalistas de publicações nas redes sociais também tem reflexo a longo prazo.

Então a minha sugestão é de que "aqui sempre fizemos assim" pode não estar a funcionar porque o mercado mudou! Analise qual das estratégias acima referidas tem tido sucesso e que quer manter. Decida também se na sua área não será altura de introduzir algo novo e implemente de imediato. Desta forma com o inicio do ano já vai com 2 meses de experiência e com os ajustes necessários!

   PS: se necessitar de algum esclarecimento sobre a melhor forma de implementar cada uma das estratégias... fale comigo! Envie MP que terei todo gosto em responder! 

Quem precisa de clientes, quando tem amigos, fãs e seguidores?
Como aumentar o Valor das Vendas...