Ter um Business Coach é uma escolha!

Uma questão habitual que me fazem é sobre o que acontece numa sessão ou reunião de business coaching. Respondo que haverá metodologias diversas que dependendo da maturidade do empresário e do negócio e dos objetivos do mesmo poderão umas ser mais adequadas do que outras. E eu gosto particularmente de, antes de responder à pergunta, compreender se está tomada a decisão de ter um business coach e quais as verdadeiras razões para o fazer (ou não!).

Os principais objetivos do business coaching são a orientação e apoio para que se que atinjam metas específicas e consequentemente aumento do desempenho do negócio. Há que identificar, perante os desafios, as melhores estratégias, soluções, recursos e/ou decisões a tomar individualmente ou em equipa.

É importante não confundir com programas de formação e desenvolvimento pessoal que são também cruciais para promover, por exemplo, as competências de comunicação.

  Mas o que é acontece afinal em sessões padrão de Business Coaching?

Defendo que deverá haver uma estrutura evolutiva que inclui diferentes áreas. O tempo que se dedica a cada uma pode variar pois como referi depende da maturidade do negócio e do empresário. No inicio poderá ser, por exemplo, análise das rotinas e foco nos objetivos e só mais tarde na performance do mesmo!

Algumas áreas poderão então ser:

  • Propósito especifico para a sessão (de uma forma breve e sucinta). Há algum desafio que deva ser conversado e analisado. Há decisões a tomar? Alguma oportunidade iminente e possíveis implicações na vida pessoal, no negócio ou na estrutura da empresa?

  • Como está a performance do negócio? Poder-se-á analisar os objetivos sempre com a perspectiva de evolução dos mesmos. Compreender o que se alcançou (ponto fortes) ou não (desafios e crenças) com foco nas próximas ações e não no que foi feito (não se dando assim espaço a desculpas!).

  • Quais as próximas ações? O que se propõe alcançar na semana, quinzena, mês? Que dificuldade ou obstáculos se prevê? Poderá ser necessário mudar a estratégia para se atingir a meta. As estratégias a serem colocadas em prática deverão superar os desafios e assegurar o crescimento ou melhoria do negócio. Surgirá naturalmente uma lista de ações que ao serem priorizadas que se traduzem no plano de ação!

  • Que apoio ou formação necessita? Há necessidade de algo novo a aprender ou investir? O negócio só evolui se as pessoas do mesmo evoluírem... e tudo começa com a evolução do dono do negócio!

  • Qual o agenda da semana? Com está o plano da semana: os blocos de reuniões, tarefas administrativas, tempo de estudo e pesquisa de algum assunto, tempo de preparação das reuniões e analise dos indicadores de evolução do negócio... Qual ou quais as atividades mais importantes que deverão ser rotinas para que a agenda se cumpra?

  • Reforçar qual o foco da semana, quinzena ou mês! Clarificar se as ações levarão a uma evolução e se esta está dentro da expectativa esperada e desejada. 

Clarificada a metodologia há alguns benefícios que identifico como:

   Aceleração do processo: o propósito de um business coach é ajudar o empresário e a sua empresa a avançar com maior rapidez. A curva de aprendizagem é encurtada e identificados os erros a evitar e que podem ser negativos para o resultado da empresa. É comparável a carregar no acelerador do seu automóvel para acelerar mas sempre com controlo sobre si e sobre  viatura (empresa) e estrada (mercado) e sempre em segurança (risco ponderado).

   Orientação clara e imparcial: o business coach deverá ser alguém capaz de ser imparcial e com diferentes competências sobre como conduzir o negócio com sucesso. Pedir conselhos a um amigo ou colega não é o mesmo que trabalhar com um business coach. Através do business coach terá acesso a uma variedade de estratégias aparentemente não relacionadas mas que foram testadas e por isso comprovadas!

   Aumento do desempenho e lucratividade: o desempenho dos colaboradores é claramente afetado pela liderança. Uma equipa desmotivada produz abaixo da média o que afeta, por exemplo a retenção de clientes logo, o resultado da empresa! O empresário terá alguém com quem partilhar os desafios na liderança e mais facilmente identificar as motivações individuais, as falhas e pontos fortes e estratégias de liderança individual e em grupo.

Muito mais haveria a escrever mas não me alongo. Como referia acima ter um business coach é uma escolha (e não uma necessidade!). Uma escolha numa relação de confiança que nos tira da zona de conforto! Sim acredite que eu sei o que é! Eu mesmo tenho um desde 14 de Abril de 2014 (9 anos!!!). Chama-se Bruce Wilson e vive na Nova Zelândia. No inicio até me doía a barriga na noite antes da reunião... Houve sessões em que eu se não o detestava andava perto! 😁 Fez-me e faz-me refletir, questionar, ponderar riscos, validar oportunidades... rir e algumas vezes chorar! É uma escolha minha! Para compreender os desafios dos meus clientes! Para sentir a frustação que sentem quando não alcançam os resultados que merecem. Para me desafiar a ser melhor... para quem em mim confia!

Acredito que há bons profissionais cujas metodologias se podem adequar a si e ao seu negócio. A minha está brevemente descrita acima. Se se identificar, contacte! 😊

PS: se não se identificar contate na mesma! Pode ser que juntos encontremos algumas razões que o ajudarão a encontrar o seu ideal! 

O Pai, o Líder e... São José!
... a liderança paternalista!