Será MÉRITO ou MERECIMENTO
Politicas de Gratificação: quais os critérios?

Por esta altura em algumas empresas temos discutido a questão da revisão de salários na qual se inclui também a politica de gratificações. E a questão habitual é -  O que quer que se dê deverá ser por MÉRITO ou MERECIMENTO?

Como estabelecem a fronteira? São termos relacionados e com diferenças sutis no seu significado. Vamos refletir juntos:

-  MÉRITO (MERITOCRACIA) refere-se a alguém que teve uma dada conduta que levou a um resultado, fez algo ou executou ações que são dignas de reconhecimento, recompensa e/ou elogio. É claramente uma medida objetiva de valor de alguém com base num ou mais critérios específicos. Pode ser considerado MÉRITO alguém cujo empenho, esforço e dedicação num dado projeto resultou em algo excecional -  por exemplo um aluno que terminou com distinção o doutoramento; ou alguém que foi eleito para receber uma condecoração - são exemplos de mérito (não merecimento!).

MERECEDOR (MERECIMENTO) refere-se a alguém que apresenta um conjunto de características que resultaram em conquistas ou qualidades. É uma atribuição externa que está relacionada com ganhar, receber ou obter algo em “troca”. Alguém pode ser considerado merecedor de um prêmio, de um elogio ou de uma recompensa com base num dado resultado alcançado!

Em resumo, MÉRITOé uma medida objetiva do valor ou do reconhecimento de alguém, enquanto MERECIMENTO está relacionado a receber algo específico com base numa conquista ou até por em mérito. O MÉRITO é a base para considerar alguém merecedor de algo.

 Voltando à questão inicial: defendo que a definição de políticas existe pela necessidade de padronizar a postura da empresa em relação aos diferentes temas. Em geral são registadas num documento e deverão ser coerentes com a missão, visão e valores da empresa. Sugiro que os critérios usados devem refletir um resultado e poderão ter como indicadores a produtividade, assiduidade ou outros. E para que todos os elementos da equipa entendam o que é uma gratificação deverá ser claro que apenas aqueles cujo resultado está acima do esperado serão merecedores da gratificação. Alguns terão mérito! Cabe à empresa definir como o estabelecer!

Partilha de esta opinião? Como diferencia? Se mérito é uma medida de valor, como o atribui? Deixo a reflexão!

PS: Que o “Pai Natal” lhe traga o que mais deseja… seja mérito ou merecido!

Ser Empresário!
...alguém que contribui para o desenvolvimento do país!