Ser Perfeito ou Ser Excelente (Profissional!)?
Não estaremos a baralhar o que realmente é importante e relevante?

Nas últimas semanas deparei-me, em conversas com clientes, que todos procuramos a perfeição. Seja a um nível familiar, pessoal, profissional…

Por vezes, medimos o nosso sucesso pelo "quão perfeito reconhecemos ser".

Eu que, perfecionista me acuso, faço a reflexão se não estarei a baralhar o que realmente é importante e relevante!

Vou ser direta: Quererei eu que digam "a Olga é perfeita!😀"... Ou "a Olga é excelente!"?

Fui ver a definição:

"Perfecionismo é um de comportamento caracterizado pelo desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito e não são admitidos erros. A pessoa perfeccionista normalmente possui um alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros e tende a focar apenas no que está errado ao invés do acertos, fazendo com que corrija constantemente pequenos detalhes que possa identificar como mal feito."

"Excelente é um adjetivo que qualifica algo que é muito bom e de ótima qualidade. A palavra excelente é usada para expressar o elevado nível de agradabilidade de algo… Etimologicamente, este termo teve origem a partir do latim excellens / excellensentis, que quer dizer “que se excede”..."

Constato que ambas as abordagens procuram a evolução contínua como forma de atingirem os objetivos estabelecidos e desejados… mas requerem atuações diferentes.

Para o perfeccionista esta procura pela evolução pode resultar muitas vezes num atraso na conclusão das tarefas, porque encontra sempre um detalhe que pode ser melhorado.

O que procura a excelência, acredito sente-se impulsionado a sair da zona de conforto e a correr riscos para "se exceder"! E entende como excelente o que, na realidade, está relacionado com padrões de qualidade ao desenvolver sistemas que dão garantias de consistência. Não procura recrutar pessoas "perfeitas" porque não existem e sim pessoas "normais" que ao usarem sistemas conseguem alcançar resultados extraordinários uma vez, e outra.. e outra vez!

E temos como exemplo a indústria farmacêutica ou as empresas de software ao lançarem no mercado pequenas "doses" em amostras devidamente controladas e monitorizadas. Os "erros" e "efeitos indesejados" são identificados e corrigidos nos sistemas que evoluem. 

Concluo que, nesta reflexão, identifiquei que o perfeccionismo me faz por vezes ficar paralisada e impede que conclua um projeto/tarefa para iniciar o/a seguinte! Quando sigo um processo que pode e deve ser melhorado, o resultado esperado é mais claro e os projetos/tarefas avançam! Requer que eu mantenha a mentalidade de que o que eu entrego/finalizo hoje é algo melhor do que ontem. Também não aceitar o “assim está bem” se acredito que posso fazer melhor, seja melhor mais económico, mais eficaz… ou mais simples!

E com isto lanço a discussão: – Qual tem sido o seu foco: a perfeição ou a excelência?

Estar ocupado pode ser uma forma de preguiça
…e afeta e a melhoraria enquanto indivíduos para encontramos satisfação e realização!