Que nunca nos falte SOPA!
“O sonho comanda a vida” – diz o poeta – “o sonho é o fermento… e sempre que o homem sonha o mundo pula e avança…”. Então Sonhe, que nunca lhe falte SOPA!

O ditado é conhecido – “se falha a planear, planeia falhar!” – Mas quantos de nós nos empenhamos com afinco em planear? Ocorre-me uma outra questão que precede esta – quantos de nós faz uma reflexão sobre o real valor e a razão para o fazermos?

Primeiro há que relativizar - se entendermos os benefícios para o fazermos então estamos em posição de decidir se é importante fazê-lo.

Vejamos o exemplo de um casamento. A organização de um casamento é um bom exemplo de como um bom planeamento funciona - a previsão do tempo, a coordenação da “agenda”, os atrasos, quem senta ao lado de quem (!), entre outros… são pensados ao detalhe ao longo de meses.

Então como se estrutura um plano? Voltemos ao título do artigo – “Que nunca nos falte SOPA”: Sonho, Objectivos, Plano e Acção. Qual o SONHO? Que OBJECTIVOS necessita alcançar para atingir esse sonho? Qual será então o PLANO e quais as AÇÕES a tomar para que o plano se realize na concretização dos objectivos e alcance dos sonhos?

A descoordenação destas 4 áreas resulta em stress (imagine o que é um casamento sem antecipação do facto de que pode chover…), em sobrecarga (se não fizermos uma previsão dos recursos em função do numero de convidados) ou ainda de procrastinação (se não se decidir uma data…) entre outros…

Havendo clareza de cada etapa torna-se mais fácil focar-se no que deve ser feito, por quem, como e quando. Os objectivos são realizados e os sonhos alcançados. Ou (e acontece muitas vezes!) os objectivos são realizados e o sonho torna-se maior… e são novamente redefinidos os objectivos, feito um novo plano e colocando em prática as acções…

Nota final - onde quer estar daqui a 1 ano? Divida em trimestres e depois em meses? O que deve acontecer no próximo mês para que não comprometa o resultado do trimestre? O que deve acontecer a cada trimestre para que não comprometa o resultado a alcançar no final de 1 ano? E ao que deve estar atento ou o que deve precaver (caso chova!)?

“O sonho comanda a vida” – diz o poeta – “o sonho é o fermento… e sempre que o homem sonha o mundo pula e avança…”. Então Sonhe, que nunca lhe falte SOPA, e seja Feliz!


Ruminar é para as Vacas!
O hábito de ruminar gasta energia na tentativa de reescrever os eventos em vez de os aceitar e seguir em frente.