Procrastino ou serei Bipolar?
Saber a razão… é o ponto de partida!

Esta semana uma cliente confessava que não compreendia porque em alguns assuntos que são da sua responsabilidade agia quase que de imediato e em outros adiava… até ao limite! "Será que sou bipolar?", perguntou? - a essa pergunta não posso responder pois não tenho nem formação nem competências para tal! - respondi!

Ocorreu-me sim um artigo que já tinha escrito há uns tempos e que ambas analisamos. Começando pelo início: entende-se por procrastinação o ato de adiar ou atrasar a realização de uma tarefa, compromisso ou atividade substituindo por outras cuja importância ou urgência é menor.

Algumas das razões que podem levar a tal podem ser:

1. PERFECCIONISMO: a pessoa perfeccionista segue uma série de requisitos, muitas vezes criados por ela mesma. Entende que além de querer que todas as condições estejam presentes quer também que estejam perfeitas.. e só então inicia algo!

2. MEDO DE FALHAR: a presença deste medo e a ansiedade que ele gera, é um processo que se entende emocional e pode ser natural. São várias as exigências profissionais, escolares ou pessoais que recebemos e o medo de sentirmos que não estamos à altura pode paralisar!

3. FALTA CLAREZA: diz Brian Tracy que a clareza é responsável por 80% do sucesso da nossa vida pessoal, da nossa carreira, dos nossos relacionamentos e dos nossos negócios! Eu ainda observo que aliado à falta de clareza está o não entendimento por onde deve começar ou seja qual o primeiro passo a dar!

4. AVERSÃO À TAREFA (a realizar): ou porque não dominamos o assunto ou porque simplesmente não gostamos, ou entendemos ser entediante… E então por vezes substituímos por outras de que gostamos mais, ou são mais fáceis, ou outras sem qualquer relevância no momento.

5. HÁ DESCONEXÃO (em relação ao valor da tarefa no futuro): esta é uma que verifico muitas vezes apesar de acreditar que seja inconsciente. Não entendemos como tal tarefa ou atividade nos pode ajudar no futuro e então não a fazemos. Ter um site da empresa ou escrever o tal sonhado livro podem ser exemplos. Não havendo a visão de como podem contribuir para um melhor negócio ou vida faz com que adiemos.

6. HÁ CANSAÇO: ou energia para se fazer a tal tarefa. Pode ser por uma noite mal dormida, má alimentação ou temos outras preocupações… Esta só recentemente identifiquei como razão procrastinar. Pode ser exemplo ter tido uma reunião mais desgastantes pela responsabilidade do impacto das decisões no negócio do cliente e simplesmente no que vem a seguir não conseguimos estar focados.

7. FALTA DE PLANEAMENTO: pode ser ausência de planeamento ou porque não o sabemos fazer. Pode ser também porque não vermos como fonte de clareza pela antecipação dos recursos sejam pessoais, materiais, financeiros ou temporais.

OK, afinal não sou bipolar! - concluiu a cliente! E ambas nos rimos da conclusão.

Procrastinar é muitas vezes fonte de stress pela sensação de culpa. Refletir sobre qual ou quais as razões deverá ser o primeiro passo porque é mais fácil para os nossos cérebros processarem coisas concretas em vez de abstratas. Identificando a causa… já sabe por onde começar!

E pergunto com qual se identifica? Boa Reflexão! 😊

Ser Perfeito ou Ser Excelente (Profissional!)?
Não estaremos a baralhar o que realmente é importante e relevante?