Prestar Contas ou Ser Responsável?

Com frequência ouço comentários sobre a "falta de responsabilidade" por parte dos colaboradores. E segue-se referência ao que se considera comportamentos inadequados e mau desempenho entendendo-se que estes só se corrigem através de consequências negativas

E surge então a pergunta: como posso fazer para que os meus colaboradores assumam responsabilidade pelo que fazem? 

O que eu gosto de perguntar é se estamos a falar de responsabilidade ou de prestação de contas. Pois sendo dois conceitos diferentes ambos são a "o efeito" e não "a causa"!

De uma forma simplista prestação de contas pode ser considerado um ato em que alguém demonstra como os recursos que lhe foram disponibilizados (tempo, dinheiro, equipamentos...) foram utilizados com o intuito de uma dado resultado!

Por outro lado ser responsável é diferente e faz parte do caráter estando relacionado com a vontade em agir com foco num resultado... independentemente das circunstâncias!

Bem sei que tradicionalmente acreditamos que os nossos resultados dependem do mercado, da inflação, da crise... Gastamos o nosso tempo e energia com culpas e desculpas e ficamos na expectativa de que quando mudarem tudo será diferente. A verdade é que estas circunstancias podem ser voláteis, são externas e não temos qualquer controlo sobre elas!  

Já as nossas ações, o que fazemos todos os dias, é algo que controlamos! E assim é esta vontade e liberdade de escolha em agir que está na origem do ser responsável!

E reitero que a vontade parte da nossa liberdade (interna) e não da obrigação (força externa) em fazer algo! Se um colaborador escolheu/aceitou fazer parte de um projeto então escolheu/aceitou executar as tarefas, tomar decisões, ser membro da equipa... para se alcançar um resultado esperado e desejado!

A abordagem sobre a responsabilidade deverá ser enquanto escolha e não... obrigação! Ninguém gosta de se sentir obrigado a fazer seja o o que for. E em boa verdade a escolha consiste na vontade em fazer uso eficiente dos recursos disponíveis.  

Obvio a escolha dos que disponibiliza é do dono da empresa! Assim a forma como vê a responsabilidade e a espelha nas ações, decisões, relacionamentos tem impacto nos comportamentos da equipa. Acredito também que quando a verdadeira responsabilidade foi entendida como o assumir propriedade das escolha então tudo muda!  

No final do dia, a única responsabilidade que realmente existe é a auto responsabilização. A única pessoa que pode verdadeiramente "avaliar" o quão "responsáveis fomos nesse dia"... somos nós mesmos!

E quando escolhemos desenvolver uma honestidade mental e uma coragem de agir então sim passaremos da mediocridade das possibilidades à grandeza das certezas!

A questão de assumir Propriedade
...PROPRIEDADE enquanto responsabilidade nossa pelos resultados!