Porque remoemos!
(especial mulheres😀 )

Às vezes dou comigo a pensar e repensar sobre certos assuntos. Digamos que não é necessariamente uma reflexão que leve a uma decisão mas sim algo que fiz ou devia ter feito e ando dias com "o assunto" na minha cabeça! 😀

Descobri, através de Marshall Goldsmith,  que pensar repetidamente (ou remoer!) é um hábito que se forma ao longo dos anos e como qualquer hábito pode ser eliminado. Acho esta ideia extraordinária! Refere também nos seus estudos que é um hábito mais observado em mulheres do que em homens!

  De uma forma geral identifico 2 tipo de situações sobre o qual se remói:

1. Algo que ocorreu no passado e que não teve o resultado que eu esperava!

O que significa que ou eu senti que não estive à altura por ser uma área que não domino ou não antecipei alguma informação logo não me preparei devidamente.

2. Ou algum acontecimento futuro e sobre o qual eu ainda não clarifiquei na minha cabeça qual a primeira ação!

Ou que informação necessito ter ou obter para poder "entrar em ação"... e aqui ocorre-me a frase "O antepassado de qualquer ação é um pensamento" ao que eu acrescento "pensamento óbvio"!

Em qualquer que seja o cenário, com os anos elaborei um "processo" ao qual recorro com frequência: numa folha branca divido em dois e de um lado escrevo: o que não correu bem? O que podia ter feito diferente para antecipar? Sabendo que não consigo antecipar tudo como posso fazer numa situação futura? Do outro lado: qual o resultado esperado? Que informação tenho e qual não tenho e necessito pedir ou pesquisar? Qual o prazo?

Transformo um pensamento recorrente que me retira atenção e energia em algo satisfatório pois refleti e elaborei um conjunto de listas - checklist - de informação ou ações que mais tarde analiso em detalhe. Se o assunto for algo que se repete até posso elaborar um documento que uso sempre em situações futuras idênticas e passa a fazer parte do "meu manual de procedimentos".

Comigo resulta! Creio que resulta  porque defini "um processo" sem saber que estava a definir uma forma racional de lidar com um hábito que por ser hábito é muitas vezes irracional!

A importância as Pausas - parte I
Pode ser simplesmente não se resignar ao estado de estar vivo... e viver (feliz)!