Porque remoemos?
As pessoas pensam muito, mas pensam sobretudo "sobre" um assunto ou problema e não "acerca" do mesmo!"

Porque pensamos sobre determinados assuntos? Digamos que "pensar" quando se trata de reflectir sobre os que fizemos ou queremos fazer ou sobre algo que nos preocupa normal e positivo. O exagero, quando acontece, é sobretudo sobre o passado - "não devia ter dito o que disse", "não devia ter faltado à tal reunião", "não consegui ser suficientemente convincente" ... e pode-se desta forma tornar obsessivo e contraproducente.

A forma como eu gosto de tratar os assuntos que remoem na minha cabeça é escrever sobre os mesmos! Comigo resulta! Creio que resulta porque defini "um processo" para o fazer e que tenho testado ao longo dos anos.

De uma forma geral identifico 2 tipo de assuntos:

  • Algo que ocorreu no passado e que não teve o resultado que eu esperava (o que significa que ou eu senti que não estive à altura por ser uma área que eu não domino ou não antecipei alguma informação porque não me preparei devidamente);
  • Algo que vai ocorrer no futuro e eu ainda não defini qual a primeira acção para tratar do assunto ou que informação necessito ter ou obter para poder começar...

O antepassado de qualquer acção é um pensamento!

Em qualquer que seja o cenário o "meu processo" é escrever numa folha branca em modo checklist (lista) - No primeiro: o que não correu bem? O que podia ter feito diferente para antecipar? Sabendo que não consigo antecipar tudo como posso fazer numa situação futura? No segundo: qual o resultado esperado? Que informação tenho e qual não tenho e necessito pedir ou pesquisar? Qual o prazo?

Sei ainda que tenho que o registar num "sistema" da minha confiança. - ou numa página branca da minha agenda ou caso não a tenha comigo registo no "bloco de notas" do telemóvel.

Desta forma torno uma preocupação constante que me retira atenção e energia em algo satisfatório pois reflecti e elaborei um conjunto de listas - checklist - de informação ou acções que mais tarde analiso em detalhe. Se o assunto for algo que se repete até posso elaborar um documento que uso sempre em situações futuras idênticas e passa a fazer parte do "meu manual de procedimentos".


A formação de VALORES
Juízos individuais do que é certo ou errado, do que é o bem e do que é o mal!