Observando o Futebol!
E assim nos tornamos Campeões…

Nas últimas semanas paramos para ver o Europeu.  De repente todo tivemos opinião a dar sobre o que foram as jogadas, as equipas, os jogadores, os comentários de uns, os comportamentos de outros… sobre a queda de Eriksen que felizmente terminou bem!

Do que não falamos é dos anos de treino, de foco, de construção de equipa no alcance da Gloriosa Vitória! Qualquer que seja o nosso clube futebolístico (que nos últimos meses esquecemos pois somos todos Portugal!) há aspetos que podemos observar, refletir e aplicar na nossa vida profissional. Aponto de seguida aqueles que, não sendo expert, me parecem pertinentes:

  Contrate Pessoas com potencial e depois dê-lhes formação!
Vários clubes recrutam jovens que treinam com objetivos muito claros. Reduzindo assim a necessidade de transferências caríssimas ou impossíveis num dado momento do clube.

Recordo-me de uma entrevista do treinador do Arsenal dizer “nós não contratamos superstars, nos fazemo-las!”. Esta é então uma lição que os empresários podem assumir em termos de políticas de contratação. Em vez de contratar alguém que tem mais experiência, pode rever nos seus quadros se não há alguém que possa, com formação e treino, desempenhar funções diferentes. Ou contratar um júnior e colocar ao lado de um sénior. Assegura assim a substituição natural de alguém que já está integrado na cultura da empresa.

  Destaque-se!
Grandes sucessos foram alcançados por pessoas que, no início, teriam sido julgados loucos. Esta é outra lição que é transferível para o mundo dos negócios. Para competir - e ter sucesso - o que precisa para se destacar dos seus concorrentes? No futebol, como nos negócios, se fizer o que todos fazem, o melhor que pode esperar é ficar na média, ou então ser completamente ignorado (pois não compram o seu produto /serviço) … correndo ainda o risco de ser “assobiado”. Num mundo em que temos acesso a mais e diversas opções do que nunca, precisa dar às pessoas uma razão para escolhê-lo. Só o pode fazer destacando-se!

 Acredite no seu Negócio, no seu Produto/Serviço, e na sua Equipa!
"Se não acredita que pode fazer algo, então não tem nenhuma chance de o fazer!" Esta é a lição mais importante que um treinador de sucesso pode passar para qualquer empresário. Ele acredita no seu clube, na sua equipa de jogadores e assessores, na sua filosofia, e no seu processo para ter sucesso. Como proprietário de um negócio, precisa de acreditar que a sua empresa terá sucesso caso contrário, para quê manter o negócio a laborar? Seja o “seu” sucesso manter ou “subir de divisão”. Seja o “seu” sucesso o que valoriza e procura alcançar.

 Faça uma Pausa!
Há um ditado que diz que “qualquer homem que concentra as suas energias apenas e só numa paixão é, por definição, alguém que fere as pessoas próximas e a si mesmo”. Como proprietário de uma empresa, pode facilmente concentrar todo o seu tempo e energia no seu negócio e priorizá-lo acima de tudo na sua vida. Esta é uma estratégia míope e, embora possa parecer que significará sucesso para o negócio, tornar-se-á prejudicial a longo prazo. Precisa “trabalhar duro” - ninguém pode negar isso - mas precisa saber quando fazer uma pausa. "Ninguém tem talento suficiente para viver talento sozinho”.

 Cada um na sua Posição!
Sim. Cada um na sua posição ou seja função. Temos os “Guarda-redes”, os “Defesas” Centrais e Laterais, os “Meio-Campo” os “de Ataque” Avançados e Ponta-de-lança, o Treinador, a Equipa de Apoio… A cada um se procura potenciar as principais características que aliadas a táticas e estratégias antecipadamente delineadas no alcance do resultado desejado. Também nos negócios assim é. Funções Diferentes e Objetivo Comum. O compromisso e o envolvimento de todos com foco no alcance dos Resultados - o Golo! A confiança de que o “colega vai passar a bola”, suportando os riscos e respeitando as regras do plano de Ação. Assim somos equipa. Assim conquistamos o mundo! Assim nos tornamos Campeões! 
 
PS: Desde já afirmo que já fui adepta do Benfica… do Sporting… do Gil Vicente… e do Beira-Mar, dependendo do sobrinho(a) a quem dava a sopa! Nos restantes momentos, “tendo” para o Grande Porto! De Portugal, sempre!
O método CHC
Quando falamos de probabilidade de sucesso...