O bem-estar e o estar-bem dos negócios
... fonte de felicidade e motivação.

Pesquisei a definição de bem-estar. A que mais gostei foi “um conjunto de coisas que são necessárias para viver bem”. Exemplos são dinheiro, saúde, casa, relacionamentos, bens materiais… e poderia incluir “gestão de tempo” e a “gestão de energia”.

Sim, uma boa gestão de tempo com equilíbrio entre os papeis que desempenhamos sociais, familiares, profissionais, etc. E há uma serie de ferramentas ou técnicas que nos podem ajudar:

  • o planear com antecedência que significa que antecipamos os recursos necessários;

  • uma boa agenda (física ou digital) para evitar atropelos de eventos;

  • uma clara identificação do que é urgente e/ou importante;

  • ou o uso de técnicas de pomodoro para divisão eficaz do tempo de concentração e pausa.

É um conceito que está muito estudado e facilmente se encontra outras ferramentas ou técnicas.

A “gestão de energia” é a que mais me fascina! Verifico que muitas vezes não é o tempo, pois todos temos 24 horas e de uma forma ou de outra vamos sabendo gerir.

Acredito que o BEM-ESTAR, “o que é necessário para viver bem”, vem essencialmente do saber gerir a energia que, é afetada pela motivação… e que esta vem do ESTAR BEM quer física quer mentalmente!

A motivação (ou ausência dela) é uma das principais causas da falta de eficiência e produtividade nas empresas. Não havendo motivação, não há compromisso. Não havendo compromisso, não há responsabilidade. Sem responsabilidade não há o espírito de equipa que se traduz em falta de atenção a detalhes e o acusar o outro do mau resultado… poderia continuar!

E como podem então as empresas promover o BEM-ESTAR do colaborador para que ao ESTAR BEM, se sinta motivado? Alguns exemplos que constatamos resultar são:

  • tudo o que está relacionado com a ergonomia do posto de trabalho como uma boa cadeira com apoio de costas, assento confortável, possibilidade de regular a altura e ser estável; uma mesa com a dimensão adequada; um posicionamento do monitor, pc, rato que cumpra as regras ergonómicas do posto de trabalho; a temperatura ambiente, os ruídos, a iluminação, etc…

  • o haver espaços bonitos e diferenciados como cantina (com uma refeições equilibradas e água / fruta de acesso livre), biblioteca, jardim, terraços que permitem as pausas e favorecem o convívio entre colegas;

  • programas que incentivem a atividade física e promovam um estilo de vida mais saudável. O proporcionar o acesso a praticas desportivas através de protocolos com ginásios ou a organização de grupos para passeios de bicicleta, de corrida ou caminhadas;

  • uma cultura que promova o envolvimento, a transparência, o sentimento de pertença e realização; que clarifique a direção e prioridades da equipa; que alinhe o grupo em torno de objetivos comuns com respeito entre todos os integrantes; e que incentive o festejar do sucesso e a partilha e aprendizagem com os fracassos.

Concluo que o ESTAR BEM impacta o BEM ESTAR que é fonte de felicidade e motivação. A retenção, produtividade, rentabilidade nas empresas… torna-as também mais saudáveis!

=> 𝐀𝐫𝐭𝐢𝐠𝐨 𝐩𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐕𝐢𝐝𝐚 𝐄𝐜𝐨𝐧ó𝐦𝐢𝐜𝐚 𝐞𝐝1911

Pareto ou Parkinson?
O impacto que ambas tem na produtividade