Indicadores (kpi's) outcomes ou drivers?
Como avaliar e validar a performance das equipas e ou negócio

Discussão habitual nas reuniões que tenho com os meus clientes são que kpi's usar para avaliar e validar a performance das suas equipas ou da empresa em geral. Isto é, que kpi's (= Indicadores Chave de Desempenho) são relevantes medir no negócio!

Mas que indicadores poderão ser estes?
Há dois "tipos" que podemos considerar: os Resultados (os efeitos) por vezes chamados de OutComes e os Direcionadores (as causas) também chamados de Drivers.

Os indicadores RESULTADOS/OUTCOMES estão relacionados com o alcance de objetivos num dado período de tempo. O peso ou gordura corporal, por exemplo para alguém que está a fazer um regime são indicadores de resultado.

Os DIRECIONADORES/DRIVERS são indicadores que monitorização a estratégia que está a ser usada. Usando o exemplo acima por exemplo as calorias consumidas ou km de caminhadas são o indicadores direcionador.

Exemplo => Resultado = Volume de Vendas
Neste resultado são vários os indicadores direcionadores (drivers):
  • driver 1 - o número de contactos gerados por uma estratégia (uma campanha de marketing, por exemplo);
  • driver 2 - valor médio de cada fatura (dado pela divisão do volume de vendas pelo número de faturas realizado no mesmo período de tempo);
  • driver 3 - número de vezes que um cliente compra na nossa empresa (que é dado pelo número de faturas).
Concluindo os indicadores RESULTADO (efeito) são fatores críticos de sucesso e medem o esforço e tendências (o que permite antecipar o futuro). Os DIRECIONADORES (causa) mostram essencialmente o desempenho da atividade cujo foco é o resultado pretendido.

E no seu caso? Quais os que mede? Que decisões importantes já tomou simplesmente porque começou a testar e a medir as estratégias que selecionou?
Weekly Review... ou Revisão Semanal
Estratégia para aumentar a Produtividade!