Hard e Soft Skills - porque são tão valorizadas!
Quando se despede alguém muito raramente tem a ver apenas com falta de hard skills. Já a falta ou deficiência de soft skills são a primeira razão para despedimento!
Quando pretendem recrutar um novo elemento, as empresas procuram candidatos com determinadas hard skills e soft skills. Sendo skills as habilidades que de uma forma ou outra todos possuímos. As primeiras são um conjunto de competências e conhecimentos técnicas e/ou específicos necessários para realizar determinadas tarefas ou funções relacionadas com a atividade da empresa. As segundas, as competências pessoais, são um conjunto de requisitos comuns a quase todas as funções, ou seja, são as características que nos tornam “empregáveis” aos olhos de qualquer recrutador.

MAS AFINAL O QUE SÃO AS HARD E SOFT SKILLS?

As hard skills são competências adquiridas ao longo do percurso académico, estágios, formações ou através da experiência profissional. Para as adquirir é então necessário um treino específico. Podendo ser facilmente identificadas, quantificadas e avaliadas.

As soft skills são atributos e competências pessoais que ajudam cada um de nós a estabelecer e refinar as interações com colegas de trabalho, melhorando a comunicação organizacional. São muito mais difíceis de definir e avaliar.

ALGUNS EXEMPLOS

Alguns exemplos de hard skills são: conhecimento sobre programas ou software específicos; domínio de idiomas diferentes; alguma competência mais específica adquirida através de um mestrado ou doutoramento. São características extremamente objetivas e exclusivas para uma dada tarefa ou função.

Por outro lado as softs skills por serem mais subjetivas são também mais difíceis de serem treinadas e avaliadas com objetividade. Alguns exemplos são:

ü  Saber Comunicar (seja verbal, escrita, corporal – com assertividade e objetividade)

ü  Saber trabalhar em Equipa

ü  Ter Atitude Positiva e Moralmente Correta (inclui Ética Laboral)

ü  Ter um Pensamento Criativo e ou Critico

ü  Ter apetência para Resolução de Conflitos

ü  Ter capacidade para Tomar Decisões (sobretudo em situações de stress)

ü  Saber fazer uma Boa Gestão do Tempo/Energia

ü  Saber Trabalhar a Motivação (evitando a procrastinação, mantendo o foco, identificar as necessidades, procura opinião de quem já fez e bem…)

ü  Ter Flexibilidade (ou seja saber adaptar-se às mudanças)

ü  Ter capacidade para Resolução de Problemas

ü  Capacidade de Adaptação a um Ambiente Multicultural

ü  Saber lidar com cargos de Liderança

ü  Partilhar Conhecimentos

ü  Procurar ser exemplo na Melhoria do Clima Organizacional

Por fim as soft skills são características desejáveis em cada pessoa, mas são extremamente pessoais. Exigem vontade e esforço para serem desenvolvidas e melhoradas.

Importante referir que muitas vezes o que atrai para uma entrevista de trabalho são as hard skills (cujo resumo se escreve no CV) mas as soft skills assumem predominância na tomada de decisão na seleção. Por outro lado quando se despede alguém muito raramente tem a ver apenas com falta de hard skills. Já a falta ou deficiência de soft skills são a primeira razão para despedimento!
Que nunca nos falte SOPA!
“O sonho comanda a vida” – diz o poeta – “o sonho é o fermento… e sempre que o homem sonha o mundo pula e avança…”. Então Sonhe, que nunca lhe falte SOPA!