Hábitos vs Rotinas
“É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã” - Confúcio, Filosofo Chinês

Sempre que se fala em produtividade uma das questões que vem logo à discussão são as rotinas ou hábitos que mantemos e que tem um impacto direto na nossa produtividade.

Comecemos por definir rotinas:  uma ROTINA é formada por uma ação ou uma sequencia de ações e muitas vezes associados a uma questão temporal. Se for uma sequencia de ações então podemos considerar que são hábitos que poderemos querer transformar numa rotina para se atingir um dado objetivo.  O exemplo mais básico é o pós acordar acordar. Segue-se a rotina (sequência de ações) que pode ser abrir a janela, lavar a cara e os dentes e beber um copo de água.

Um HÁBITO é  uma ação que precisa de um estimulo para acontecer.  Há um estímulo que faz com que o cérebro acione uma ação/comportamento ou um conjunto de ações/comportamentos que acontecem quase de modo automático. Por exemplo: tomar café após o almoço. É algo que faz sem pensar. Independentemente da ementa, local ou companhia! Outro exemplo pode ser o roer as unhas sempre que está nervoso!

Algumas ROTINAS que não são HÁBITOS podem ser: Limpar a casa (conjunto de ações como mudar as roupas das camas, aspirar, limpar o pó, limpar as casas de banho…). Não é HABITO pois não há são um conjunto e atos/comportamentos inconscientes. Outro exemplo (para os jovens estudantes) pode ser chegar a casa e fazer logo os trabalhos de casa. A vontade de o fazerem também não é ativada por nenhum gatilho. Será antes a "obrigatoriedade" ou responsabilidade para logo que terminem possam fazer algo mais divertido.

Interessante é compreendermos que com disciplina e força de vontade podemos criar novos hábitos e rotinas.

A minha sugestão é de que neste período pós férias reveja as metas que ainda quer completar até final do ano. Reveja também os HÁBITOS que gostaria de iniciar e acrescente-os às suas ROTINAS. Há estudos que dizem que demora ente 10 a 60 dias dias para se conseguir criar um hábito. Se for algo que identifique como importante, relevante e que terá impacto no resultado a obter, não desista! Antecipe os contratempos. "Encaixe-os" entre outros que facilitem a memorização.

Poderá ser mais fácil identificar os hábitos que não o estão ajudar. O sucesso de uma dieta, por exemplo, está muito dependente do que faz mas também do que deixa de fazer (do que deixa de comer ou beber).

Se for "velho" a eliminar, decida e entre em ação hoje pois é mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã” (Confúcio, filosofo chinês).
Se for novo a criar, não desista, “nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito” (Aristóteles, filosofo grego).
A prática da franqueza...
… a falta de franqueza, é o maior truque insensato usado nos negócios!