Gostava de ser mais organizada!
Técnica simples que pode ajudar a que haja uma maior clareza...

Esta semana numa reunião com uma das minhas clientes analisávamos uma questão que ouço com frequência. O desabafo foi - "… gostava de ser mais organizada!".  

A minha preocupação inicial foi compreender que factos reais a levam a sentir que não é uma pessoa organizada. O que concluímos foi de  que o ritmo de vida que tem demasiado ocupado quase que como em modo piloto automático não facilita a reflexão do que faz, porque o faz e se realmente é importante fazer!  

Pedi que pegasse numa folha A4 e a dividisse em 3: e em cada uma das colunas escrevesse:  TAREFAS, na outra EVENTOS e na outra IDEIAS.  Vimos ainda alguns exemplos: Algumas tarefas que identificou foram: telefonemas, contas pagar a pagar, respostas a emails... Os eventos dividiram-se entre pessoais (o aniversário do pai para breve) e profissionais (reuniões de trabalho). As ideias estavam essencialmente relacionadas com algumas arrumações que queria fazer durante o mês de Agosto. 

Só este simples exercício permitiu que comentasse:  "parece que já me sinto mais leve!" 

O que expliquei foi de que este exercício é um exercício de ORGANIZAÇÃO, neste caso dos pensamentos que tem – ao identificar em listas onde está e/ou que quer fazer. A "tarefa" seguinte será PLANEAR, i.e. decidir o que fazer e quando ou seja a que quer dizer sim num dado momento em detrimento de um não! 

 

Porque remoemos?
As pessoas pensam muito, mas pensam sobretudo "sobre" um assunto ou problema e não "acerca" do mesmo!"