Faz a revisão da semana?
… comprovadamente uma das estratégias que melhora a produtividade

Há já alguns anos que gosto de fazer a "revisão da semana" ou a famosa "weekly review". Já o fiz às segundas, às quintas, no sábado de manhã… atualmente o que funciona melhor para mim é final de tarde domingo.

 A "revisão da semana" é comprovadamente uma das estratégias que melhora a produtividade. Não é novo! Já ouvimos várias vezes sobre a importância de reservar algum tempo para se rever a semana e as prioridades da seguinte. 

No início demorava mais de uma hora a fazer e como stressava e entendia que não era algo produtivo deixava de fazer… e passado algum tempo achava andava meio perdida e voltava a fazer. Creio que, erradamente, eu entendia que para o fazer "bem feito" tinha que haver intensa introspeção o que me consumia algumas horas para poder rever tudo o que tinha em mãos! Hoje já não preciso de mais de 20 a 30 minutos por semana! Tudo tem a ver com a metodologia que uso!

Então clarifiquemos o que é a "Revisão Semanal"! Há varias versões e a minha divido em 4 áreas: 

  1. Atualização dos EVENTOS na agenda (podem ser reuniões, almoços, consultas; uso o calendário da google semanal e uma física diária);

  2. Decisão sobre as PRIORIDADES para a semana seguinte (os "outcomes", o que quero concluir!)

  3. Alocação das TAREFAS aos dias em função das prioridades (uso também a opção da google como tarefa (se é profissional) ou lembrete (se é pessoal));

  4. ORGANIZAÇÃO "dos espaços": físico (mesa, documentos, escritório…) e virtual (email, pastas pc...); 

No atual momento estes 4 pontos são os que fazem com que a minha semana seja muito mais fluida, eu me sinta produtiva e mais atenta ao que realmente é importante.

 Gosto ainda de incluir uma breve reflexão: 

  • O que de positivo teve a semana?

  • O que não funcionou?

  • Como vou melhorar? 

Entendo que a produtividade é como a nossa conta bancária… não aumenta se estiver sempre a verificar o saldo bancário! Para me sentir mais produtiva sabendo que estou alocar o meu tempo e energia ao que "há a fazer" e me ajuda a evoluir.

A “revisão semanal“ permite-me assim maior foco no que é realmente importante e sobretudo relevante acontecer na semana.  Também me ajuda a clarificar quando devo dizer SIM a imprevistos ou simplesmente NÃO porque sei que não terei capacidade temporal para responder!

E no seu caso, que estratégias usa? ☺

Eu sou membro de uma Equipa!
texto de Merrick Rosenberg