Em tempo de Crise... a Incerteza!
No momento actual, em que não se sabe o desfecho da pandemia do covid 19, a CERTEZA em relação a quase tudo é uma INCERTEZA!

Uma das necessidades básica que influencia a forma como tomamos decisões ao longo de nossa vida é a CERTEZA. É a necessidade de sentirmos Segurança, Conforto, Consistência e Controlo. No momento actual, em que não se sabe o desfecho da pandemia do covid 19, a CERTEZA em relação a quase tudo é uma INCERTEZA!

Voltemos ao nível mais básico da necessidade de CERTEZA – é uma necessidade essencial para garantir a continuação do nosso DNA. A necessidade que temos de ter tecto; a necessidade de construirmos e confiarmos nos relacionamentos sejam familiares, amorosos ou de amizade; a necessidade de sabermos que se ficarmos doentes há hospitais e médicos; a necessidade que temos de receber uma recompensa monetária pelo trabalho que fazemos; a necessidade de sabermos que há locais onde podemos comprar bens de primeira necessidade. Enfim um sem fim de exemplos que nos permite ter a CERTEZA de que temos a nossa vida sob controlo.

Muitos são os que chamam a esta necessidade de CERTEZA a nossa ZONA de CONFORTO. Que não é mais do que a zona em que nos sentimos estáveis, confortáveis e seguros daí que qualquer alteração na mesma, por pequena que seja, muitas vezes torna-se num grande desafio.

Bom, e como fazer quando quase tudo é INCERTEZA? Esta INCERTEZA que rompe padrões de previsibilidade, segurança, controlo… Como fazer quando, sem opção de escolha, temos que nos ajustar a padrões a que não estamos habituados, a hábitos que não faziam parte do nosso quotidiano e a ser obrigados a ficar confinados a 4 paredes que por incrédulo que pareça chamamos de lar?

Sair da zona de conforto é um desafio pois obriga a que haja mudança da CERTEZA para a INCERTEZA. A necessidade da rápida adaptação a novos padrões, rotinas e comportamentos é não só uma CERTEZA como Vital! Um dia falaremos destes tempos de INCERTEZA com muita CERTEZA – e tal como Camões já dizia:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança:

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades!

"Uma das necessidades básica que influencia a forma como tomamos decisões ao longo de nossa vida é a CERTEZA". Começava assim esta reflexão... Ainda na INCERTEZA, faço votos que as CERTEZAS que estamos a ganhar nos tragam "novas qualidades". Novas qualidades que se tornem "necessidades básicas" sobretudo numa tomada de decisão mais coerente, mais justa e sobretudo mais colaborativa! 

Intelectualmente Superior, Emocionalmente Incapaz
Pessoas que apresentam um alto grau de inteligência, mas parecem incapazes de manter uma família ou relações sociais saudáveis..