Desistir ou Fracassar
Decisão vs Resultado!

Recentemente numa conversa com alguns amigos discutíamos as diferenças entre DESISTIR e FRACASSAR. O tema surgiu porque eu dizia que não tinha sido educada para desistir (não que fosse para fracassar, mas para desistir claramente que não!).

Trago então o tema à discussão. Já tinham refletido sobre a questão? A meu ver apesar de parecer obvio… há algumas nuances a considerar!

Considero que DESISTIR significa deixar de se prosseguir um dado objetivo, abandonar uma competição ou renunciar a algo. Já FRACASSAR significa não se ter alcançado um dado resultado ou objetivo.

  Interessante é refletirmos no que pode originar cada um:

 DESISTIR pode estar associado a falta de motivação ou recursos ou simplesmente falta de persistência. Entender os motivos e refletir sobre o que poderia ter sido feito de forma diferente é importante pois ajudará a evitar e/ou repetir decisões que não contribuíram positivamente para a situação e consequentemente o desanimo que leva à desistência.

 FRACASSAR pode vir da escolha de uma estratégia desadequada, ou a certa mas má implementação, ou falta de planeamento, ou porque não se antecipou necessidades ou mudanças de mercado… É também essencial identificar as causas do fracasso, reconhecer os erros cometidos e procurar soluções para os superar. O fracasso pode ser uma oportunidade de crescimento e aprendizagem, permitindo adquirir novos conhecimentos, habilidades e insights que podem ser aplicados em situações futuras.

Em suma, DESISTIR é uma decisão que se toma, enquanto FRACASSAR é o resultado de ações ou circunstâncias que levaram ao insucesso e... FRACASSAR não significa necessariamente DESISTIR! Ambos são fontes de aprendizagem e crescimento, desde que sejam encarados de forma construtiva pois contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional ao nos preparar para enfrentar desafios futuros com mais sabedoria (por já sabermos o que fracassa) e resiliência (por sabermos também quando desistir é também a melhor decisão!).

Os 3 C's do colaborador bom!
Ser Confiável, Confiante e Comprometido