Confie na sua organização!
...𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚ção 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚 (𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐟í𝐬𝐢𝐜𝐚, 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐨𝐮 𝐚𝐭é 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥!).

Defendo que a organização é a base de… quase tudo! 𝐃𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐬𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐬 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚ção 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚 (𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐟í𝐬𝐢𝐜𝐚, 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐨𝐮 𝐚𝐭é 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥!).

Ser organizado é uma competência fulcral. Conheço empresas que não conseguem evoluir pois não sabem onde está "a informação" logo não sabem a real situação comercial, produtiva, financeira. Também não tem claramente definido quem faz o quê e quando. E a isto eu chamo desorganização!

Às vezes a desorganização é mental! Não me levem a mal... 😁🤫eu mesma sinto isso algumas vezes! Quando não tenho as ideias claras… cada pensamento no sitio certo com todos os factos, consequências e ações bem presentes, significa que as minhas ideias estão desorganizadas!

O meu sistema digital é vasto e em geral recorro ao ONENOTE para registo de notas de reuniões, EVERNOTE para escrever os artigos para o meu blog ou esta newsletter, o TRELLO para sistematizar a informação e partilhar com equipa ou clientes, o TO DO para registo de tarefas relacionadas com clientes, a ONEDRIVE para guardar documentos profissionais e a DRIVE para pessoais e... mais algumas! 😀 Esta é uma divisão óbvia para mim pois divide a minha vida pessoal da profissional. Ou seja o que as separa é o contexto de cada uma: uso umas num contexto pessoal e uso outras num contexto profissional.

As roupas por exemplo: organizo por contexto: as de "festa" em que coloco os vestidos e casacos mais festivos todos juntos e as usadas para desporto em que estão todas na mesma gaveta. As restantes estão organizadas por categorias: calças, camisas, camisolas, meias… o que significa que cada categoria tem um local próprio e por contexto pois separo as de Verão/Primavera das de Inverno/Outono.

As louças na cozinha já estão organizadas por similaridade: os talheres num lado, as panelas noutro, os copos noutro, ou pratos noutro… Tenho outros também por contexto como por exemplo utensílios para fazer bolos que que estão todos juntos ou um serviço de louça "refinado" que também está todo junto.

𝐍𝐞𝐬𝐭𝐞𝐬 𝟑 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐦𝐨𝐬 𝟑 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐫: 𝐩𝐨𝐫 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨, 𝐜𝐚𝐭𝐞𝐠𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐨𝐮 𝐬𝐢𝐦𝐢𝐥𝐚𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞.

Alguns arquivos físicos de documentos há uns anos eram feitos por ordem alfabética: as fichas de clientes nos médicos por exemplo (que hoje é digital); ou ainda hoje se vê quando vamos levantar os resultados de exames e estes estão organizados dessa forma, ou a lista de nomes no nosso telemóvel - aos quais podemos juntar uma tag (empresa, escola filhos, ginásio, colega universidade…) para nos facilitar a identificação.

Entenda-se arquivo como o local físico ou digital onde colocamos os documentos para consulta ou preservação. E hoje, numa era digital, organiza-se essencialmente por tópicos, ou seja refere-se diretamente ao assunto de que se trata.

𝐍𝐞𝐬𝐭𝐞𝐬 𝟐 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐦𝐨𝐬 𝟐 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚çã𝐨: 𝐩𝐨𝐫 𝐨𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐚𝐥𝐟𝐚𝐛é𝐭𝐢𝐜𝐚 (𝐜𝐨𝐦 𝐮𝐦𝐚 𝐭𝐚𝐠) 𝐞 𝐩𝐨𝐫 𝐭ó𝐩𝐢𝐜𝐨𝐬.

E em relação ao nossos pensamentos, como os organizamos? Bom, não sou expert "na forma como o nosso cérebro funciona" 😊 mas acredito que é mais complexo! Sei que por ser mais complexo não tem que ser mais complicado! Então podemos "organizar" por importância, prioridade, prazo, familiaridade, local, resultados esperados…

O que eu gosto de fazer é... numa folha branca escrevo em lista o que me ocorre: a preocupação principal, as consequências das minha ações (e falta delas), os benefícios, os obstáculos, as possíveis soluções, quem me pode ajudar, o que tenho que aprender… E desta forma consigo organizar as ideias clarificando a importância vs prioridade em função dos resultados que desejo alcançar.

Não vou alongar-me… volto à frase inicial: a organização é base… de quase tudo! Referi algumas formas e como eu gosto de me organizar. E no seu caso? Somos diferentes! O que resulta comigo pode não resultar com outros. Confie então na sua organização!

Em suma e voltando à minha definição: organização tem a ver com cada coisa estar no local certo! Por vezes a questão é mesmo essa… não há um local certo! Então quando se sentir confuso em alguma área da sua vida comece por refletir: será que o local "da coisa" é o certo? Só depois reflita se o método usado é o mais adequado. Pode ser que numa dada fase a metodologia seja a mais adequada e noutra fase já não sirva!

Trabalha com foco no Futuro… ou no Passado?
… olhamos o passado para organizarmos o presente e planearmos o futuro!