As minhas rotinas de Agosto!
A clareza e tranquilidade que esta rotina me traz supera a possibilidade de haver uma crise porque algo não foi contemplado!

Para quem me segue sabe que gosto de falar de rotinas, hábitos, tarefas, comportamentos… tudo o que tem impacto na nossa produtividade! Também sabe que refiro várias vezes que produtividade é para mim importante porque quero ter tempo para fazer… tudo o que quero fazer!

Com o abrandamento da atividade no mês de Agosto este é um dos meses que eu mais gosto! Gosto porque tenho mais tempo para refletir. Que é algo que eu gosto de fazer! As minhas reflexões são em volta das 6 categorias em que "divido o estilo de vida que quero ter". As 6 categorias são: família, amigos, saúde, carreira/business, competências a desenvolver e comunidade. Nesta altura do ano começo a pensar no que gostava de fazer no próximo ano: que ações, eventos, objetivos… E porque também sei que o refletir não me põe pão na mesa e ainda estamos a quase 4/5 meses do final do ano procuro identificar o que posso fazer desde já para que em Janeiro já esteja mais "avançada".

Assim nas minhas rotinas de Agosto incluo sempre esta reflexão mas também incluo outras tarefas simples que sei que durante o ano não me recordo nem priorizo. 

Tenho algumas ridiculamente básicas como lavar os bonecos de peluche que tenho guardados da minha infância e que juntei todos num cesto (já foram alvo de alegrias quando os sobrinhos em pequenitos me visitavam… agora são recordações que gosto de ter visíveis!). Também lavar as cortinas, tapetes, candeeiros… Agendar consultas médicas de rotina, caso me tenham escapado durante o ano. Rever quem são os amigos/familiares que vivem fora de Portugal (ou não) e que possam estar de férias e possamos eventualmente nem que seja "tomar um café".

Digitalmente também tenho algumas rotinas: altero as palavras passe (caso não o tenha feito recentemente) e gosto de organizar ou rever a organização das minhas pastas do computador quer sejam as do disco duro quer sejam as da nuvem. Em função do evoluir da vida ou do negócio posso querer dar destaque a uma pasta ou outra que coloco no ambiente de trabalho. Por exemplo, tive durante muitos uma pasta com acesso rápido a documentos, consultas, medicação dos meus pais. Como ambos faleceram durante o fdp do covid já não faz sentido e está arquivada na pasta Família com o nome "Arquivo Papis". Também pode ser uma pasta relativa a um projeto no qual esteja envolvida e quero manter em destaque ou arquivar.

Nas várias caixas de e-mail que tenho também gosto de rever a organização. Antes de tudo revejo os e-mails enviados nos últimos 6 meses (desde Janeiro). Depois revejo o arquivo (envio todos os e-mails para o arquivo depois de tratados!). É uma atividade que me demora uns 20 minutos a 45 minutos! Porque e apenas porque revejo e se algo quero tratar tomo nota para voltar a analisar mais tarde o que quero mesmo fazer. Encontro sempre menos de 10 e-mails/assuntos que quero rever! Alguns pode só mesmo querer saber como evoluiu ou se foi implementada uma dada solução que se tenha levantado num dado momento (a experiencia diz-me que poder vezes desgastamo-nos a procurar analisar uma dada situação e a implementação da solução é por vezes esquecida!).

Bem sei que há assuntos que se passa 6 meses é muito tempo e obvio esta ação de rever o e-mail faço na minha "revisão semanal". Acontece que com a mudança de contextos há assuntos que num dado momento ficam bem resolvidos mas o evoluir de alguns fatores requer uma nova abordagem! Desta forma a clareza e tranquilidade que esta rotina me traz supera a possibilidade de haver uma crise porque algo não foi contemplado!

Confie na sua organização!
...𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚ção 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚 (𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐟í𝐬𝐢𝐜𝐚, 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐨𝐮 𝐚𝐭é 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥!).