A produtividade vem da motivação ou da disciplina?
“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem, contra si mesmo.” (Textos Judaicos)

 A PRODUTIVIDADE está relacionado com o que conseguimos concretizar num dado período de tempo. Pode ser uma meta diária, e então o dia foi produtivo. Ou uma meta semanal e a semana foi produtiva. Ou ainda uma manhã, e dizemos então que a manhã foi produtiva. Tem então a ver com algo que queremos ver realizado em x tempo! A meta será um conjunto de tarefas ou acções que sabemos se realizarmos com sucesso o final será o esperado, logo quanto mais conseguirmos realizar ou mais depressa atingirmos a meta maior será a sensação de produtividade.

A PRODUTIVIDADE de uma pessoa (ou empresa ou até de um pais!) regra geral, dá-nos uma indicação de “quão boa” é a utilização dos recursos disponíveis para produzir um fim. O conceito de “quão boa” é também reconhecido como o nível de eficiência e eficácia. Se o recurso “tempo” for “bem usado” significa que fomos eficazes (pois produzimos o resultado desejado) e eficientes (como esperado ou desejado). O conceito associado à “capacidade de produzir” foi iniciado no século passado mas verdadeiramente desenvolvido por Henry Ford quando criou o conceito de linha de produção.

Associo o conceito de CONSISTÊNCIA à PRODUTIVIDADE - 2 conceitos díspares, que não devem estar dissociados! A CONSISTÊNCIA poderá então ter um papel importante num contexto em que a necessidade de haver PRODUTIVIDADE é vital para se atingir o resultado desejado. Como exemplos poderemos dar o de alguém que quer emagrecer – e começa por fazer exercício e uma alimentação mais regrada. No início por que tudo é ainda novo a motivação é alta e até se vê resultados. Alguns dias passados e volta-se ao ritmo e hábitos anteriores… a evolução já não acontece e surge desmotivação. 

Outro exemplo poderá ser alguém com uma função de vendas e que não trabalha a sua base de dados de forma consistente. Algo que deveria ser considerado importante logo feito diariamente é deixado em segundo plano por outras actividades igualmente importantes e de resultado mais imediato. Com o passar do tempo os negócios não acontecem, lá vem a desmotivação e o desacreditar nas tarefas que sabemos que só produzem efeito se forem feita de forma consistente!

Concluímos assim que os resultados sejam pessoais ou profissionais que alcançamos estão relacionados com a nossa  PRODUTIVIDADE  e esta da CONSISTÊNCIA das nossas acções.  A falta de motivação, como referia, acaba por ser uma consequência. A questão é de que não deverá ser a falta de motivação (que repito, é a consequência e não a causa!) o foco. A DISCIPLINA que leva à CONSISTÊNCIA sim! Uma das melhores definições que encontro é a de Brian Tracy que diz - "Ser disciplinado é fazer aquilo que não quer fazer, porque sabe que é importante fazer.”

A minha sugestão é  então de que se não estiver a conseguir alcançar algum resultado que pretende faça uma reflexão se é por falta de motivação (que apesar de poder ser a consequência também pode ser a causa) ou se será por falta de disciplina! Desta forma será mais claro qual deverá ser o seu foco e estratégias a desenvolver!

Estou muito ocupado(a) - Parte II
A questão está no que é o Tempo! E como aproveitar ou desperdiçar.