A importância as Pausas - parte I
Pode ser simplesmente não se resignar ao estado de estar vivo... e viver (feliz)!

A gestão de tempo e produtividade são, na maioria das vezes, relacionadas com a quantidade de tarefas ou assuntos que conseguimos resolver num dado período de tempo. Industrialmente significa otimizar o uso dos recursos que podem ser máquinas, pessoas, tempo... dinheiro!

Sim, que a produtividade de uma máquina é possível e mais fácil controlar e manter constante. A de uma pessoa é não só mais difícil mas também mais complexa! Já há alguns anos que esta questão me fascina e me faz refletir por entender que a otimização dos recursos humanos pode variar ao longo de um dia de trabalho, da semana... da fase de vida em que cada um está! [sobre este tema desenvolverei na parte II 😀].

Mas voltemos à questão de gerir o tempo: o objetivo é melhorar a produtividade com a permissa de que há um recurso limitado que é o tempo e que queremos aproveitar da melhor forma possível. Há o tempo do trabalho e o tempo do descanso. E necessidade de descanso e fazer pausas ao longo do dia de acordo com um ritmo circadiano tem tomado um papel preponderante. Se queremos ser produtivos temos que saber quando e como descansar! E a mim, além do sono noturno, ninguém me ensinou a descansar! 

No passado, quando os nossos avós trabalhavam maioritariamente no campo regiam-se pelo sol. Se o sol se levanta é hora de trabalhar e se o o sol se põe é hora de dormir. Há o tempo de semear, plantar, regar, colher. A época da caça e a melhor hora para pescar! A vida e as decisões sobre a vida eram mais simples (não obrigatoriamente mais fáceis, mas simples, creio que sim!). E, não querendo reduzir a condição humana apenas a isso, era vital haver energia e força física! E a "pausa" do final do dia e noite era o descanso necessário e suficiente!

Hoje a vida é mais complexa! O número de decisões a tomar a cada dia é de longe superior e mais complexo. Significa que, dependendo da atividade de cada um, poderá não haver um cansaço físico e sim cansaço mental! E dependendo das decisões que tiver que tomar poderá dar-se o caso de não ter ainda almoçado e já estar completamente e exausto mentalmente!

Saber reconhecer os sinais de cansaço é importante. Se está fisicamente cansado reconhece com mais facilidade porque fica com sono (este é o sinal mais obvio!), mais "mole" ou dói-lhe o corpo.

O cansaço mental é mais subtil. Não sou expert mas sei que pode reconhecer se dá mais erros do que habitualmente ou lapsos básicos; tem mais dificuldade em se concentrar; não encontra a solução para algo que sabe está dentro das suas competências e experiência; irrita-se facilmente; procrastina decisões... e desculpa-se para si mesmo - "Hoje não estou num bom dia!".

É por isso importante priorizar tempo de descanso ao longo do dia: pausas várias e pausa do almoço! Saber "desligar" quando "saímos" do trabalho, fins de semana, feriados e férias!

A mim ninguém me ensinou a descansar dizia acima! Hoje acredito que descansar é fazer coisas diferentes do habitual. Fazer o que nos faz feliz. Pode ser uma soneca, sentar a uma sombra a ler um livro o simplesmente apreciar a paisagem, ouvir os pássaros; pode ser uma caminhada no final do dia; pode ser pintar ou tocar um instrumento ou aprender a dançar; ver um filme ou uma série deles! beber umas cervejas ou comer um gelado com amigos numa esplanada a ver o nosso Douro!

Pode ser simplesmente não se resignar ao estado de estar vivo... e viver (feliz)!

23 livros para 2023
... são vários os benefícios da leitura!