A formação de VALORES
Juízos individuais do que é certo ou errado, do que é o bem e do que é o mal!

Fazemos juízos sobre os outros pelos seus comportamentos, decisões e acções. 

Também pela congruência dos mesmos perante situações mais desafiantes. pois acreditamos que nestas situações há uma maior dificuldade em reagir de forma que não seja a génese de cada um.

Fazemos o chamado - juízos de valor. Que mais não é do que um julgamento que pode ser único pois rege-se pelas percepções individuais de cada um. Individuais porque depende muito do que cada um dá importância e relevância i.e. valoriza!

A formação de VALORES, como se dá?

Tudo começa no ambiente que nos rodeia. Tudo começa na nossa infância e nos comportamentos que vemos no nosso pai, mãe, avós, vizinhos... e heróis televisivos! Sendo influenciadores do que passamos acreditar como o bem e do mal, do certo e do errado E como essa influência começa desde tenra idade, passam a ser parte integrante da nossa identidade
- o que valorizamos - torna-se muitas vezes inconsciente.. E por essa razão muitas vezes não sabemos porque tomamos determinadas decisões - apenas sentimos que isso é o que está certo!

Essa influencia é importante mas não a única. Acredita-se que a formação de valores vai de encontro ao que faz feliz cada um de nós. Daí que obviamente irmãos criados no mesmo ambiente desenvolvem valores diferentes e que ajustados às necessidades individuais.

A questão é relevante porque grande parte dos conflitos resultam da diferença de valores. Conceito que vai desde a pessoa em si consigo mesmo, entre duas pessoas, a um ambiente empresarial ou ainda internacional. E quando falamos em diferença de valores não referimos o oposto como valorizar a honestidade e outra pessoa ser desonesta logo obviamente há conflito de valores.

Falamos em por exemplo ser alguém que dá mais importância (dá mais valor) à honestidade do que à amizade. E encontra um colega que valoriza o oposto e mente numa dada situação para proteger o amigo. A si pode fazer-lhe confusão e entender ser inaceitável. O colega considera-se uma pessoa honesta que numa dada situação privilegiou a amizade face à honestidade. Poderá também se dar o caso do colega ter como valor a lealdade que reforçou ainda mais a necessidade de proteger o amigo!

... dou por mim a reflectir se haverá uma crise de valores ou se os valores (que eu defendo como importantes e relevantes) é que estão em crise...



Desenvolver a DISCIPLINA
... lidando com a preguiça