Weekly Review... ou Revisão Semanal
Estratégia para aumentar a Produtividade!

"Weekly Review" ou traduzindo "Revisão Semanal" é uma das estratégias usadas para melhorar radicalmente a PRODUTIVIDADE. Não é novo! Já ouvimos várias vezes sobre a importância de reservar algum tempo para se rever a semana e as prioridades da seguinte. 

Eu pessoalmente conheço quem o faça semanalmente (às sextas ou no fim de semana); outros só de vez enquanto (e sobretudo quando a vida corre mal!); outros nunca ouviram falar e outros ouviram mas não reconhecem qualquer beneficio!  

 

Por vezes há a ideia de que o processo requer uma intensa introspeção e, mais frequentemente esta segunda, vão consumir horas para poder rever tudo o que têm em mãos! A minha experiência diz então que ou há um entendimento errado do conceito ou a metodologia usada não é a mais adequada.  

 

Então clarifiquemos o que é a "Revisão Semanal"! Há varias versões e aquela com mais me identifico divido em 3 áreas: 

  1. Atualização das Reuniões na Agenda e Tarefas na app todoist (falarei mais tarde nela). 

  2. Decisão sobre as prioridades para a semana seguinte (os  "outcomes", o que quero concluir!). 

  3. Organização "dos espaços": físico (mesa, documentos, escritório...) e virtual (email, pastas PC...); 

A minha "Revisão Semanal" consiste simplesmente num checklist onde incluo tudo o que quero verificar no final da semana. Demoro uns 30 minutos! 

Gosto ainda de incluir uma breve reflexão: 

  • O que de positivo teve a semana? 

  • O que não funcionou? 

  • Como vou melhorar? 

A PRODUTIVIDADE é como a nossa conta bancária... não aumenta se estiver sempre a verificar o saldo bancário! Para que haja maior PRODUTIVIDADE i.e. rentabilização do tempo e energia necessita de se focar no que realmente há a fazer. 

E “o que há a fazer” foi previamente planeado e não resposta imediata aos inputs que constantemente recebemos. A “Revisão Semanal“ permite assim maior foco no que é realmente importante e sobretudo relevante acontecer na semana.  

 

Também me ajuda a clarificar quando devo dizer SIM a imprevistos ou simplesmente NÃO porque sei que não terei capacidade temporal para responder! 

A fábula da Águia e da Galinha
Não “olhemos para os nossos pés” contentando-nos com os grãos que o nosso olhar alcança. É preciso ser Aguia. Abrir as asas e voar!