Para que serve um Plano de Negócios?
Saiba as 9 razões principais...

Ouço esta pergunta várias vezes em reuniões com clientes… e de seguida vem a afirmação: "... eu nem preciso/pretendo pedir nenhum financiamento ou candidatar-me a um incentivo…"

Certo! Essas são algumas das razões óbvias para se fazer um Plano de Negócios. Mas há outras:

9. REDEFINIR OBJETIVOS: Por vezes o negócio atinge um patamar no qual há que parar para redefinir objetivos. Para onde estamos a ir? Estamos a evoluir para onde queremos? Entendo que se quer que o seu negócio cresça tem que Organizar e Planear, e depois Comunicar as Prioridades. Ser Estratégico. Desenvolver um Plano; e não apenas Improvisar!

8. PARTILHAR A SUA ESTRATÉGIA E PRIORIDADES: Muitas vezes a atividade nas empresas resume-se a atender chamadas telefónicas, resolver conflitos, pagar contas… Acredito que se a Estratégia as Prioridades forem partilhadas com a equipa é tudo mais fácil pois todos saberão a razão das decisões e onde se quer chegar.  partilhar com o contabilista ou advogado poderá ainda servir para antecipar algum detalhe que esteja a escapar e que seja crucial.

7. DECIDIR MUDAR DE LOCALIZAÇÃO: esta decisão é, provavelmente, de longe a mais importante no conceito de negócio. O negócio evoluiu e o espaço onde está já não é suficiente… Uma boa reflexão pode leva-lo a antecipar situações futuras e evitar por exemplo obras num espaço que sabe que num prazo curto vai ter que deixar…

6. CONTRATAR NOVAS PESSOAS: Se o negócio evoluiu positivamente necessita com certeza de pessoas com competências diferentes. Ou no caso de não estar a evoluir como quer também pode significar que há competências que não domina e necessita contratar. Depois a questão será: vou contratar (e aumentar os custos fixos)? Qual o risco? Tem a certeza que não pode fazer uma nova distribuição de tarefas? E se o caso for recorrer a recursos internos poderá então planear ou ajustar as necessidades de formação.

5. DECIDIR AQUISIÇÃO DE NOVOS ACTIVOS (seja Compra ou Aluguer): use o seu plano de negócios para o ajudar a decidir o que vai acontecer a longo prazo. E se vai comprar, quanto tempo vai demorar a amortizar o valor? Como o vai refletir no seu negócio?

4. DESENVOLVER ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: Use o seu plano para definir alvos para novas alianças ou parcerias e definir quando e como vai desenvolver essas relações.

3. VENDER O NEGÓCIO: Normalmente, o plano de negócios torna-se fundamental quando pretende vender o negócio. Ajuda os compradores a entender o que tem e o que é realmente importante para que o queiram comprar.

2. DESENVOLVER NOVAS ÁREAS DE NEGÓCIO ou criar um novo negócio: use um plano para estabelecer os passos certos para iniciar um novo negócio, incluindo o que precisa fazer, que recursos necessita, e o que deseja realmente que aconteça.

1. PROCURAR INVESTIMENTO, sim! A principal resposta pois para poder desenvolver o negócio seja através de investidores seja empréstimo bancário necessita de um plano de negócios. Os investidores/banco precisam de ver um plano antes de decidir se vão ou não investir/"emprestar". Quem ver algo que lhes mostre, entre outros, a viabilidade o prazo de recuperação do investimento.

Qual ou quais as principais razões com que se identifica? Ou encontra outras igualmente relevantes? A minha sugestão é de que o Plano de Negócios deveria ser feito e depois revisto. O mesmo deverá perspetivar a evolução do negócio a 1, 3, 5 e 10 anos!
Resumo do Livro: As 5 Disfunções de uma Equipa
Autor: Patrick Lencioni