Hoje começa o outono. Os dias ficam mais curtos, o ar mais fresco, as primeiras folhas começam a cair… e nós, quase sem pensar, ajustamos os nossos hábitos. Esta foi a minha reflexão de fim de semana!
Vestimos agasalhos mais quentes. Apetece refeições reconfortantes. Reorganizamos rotinas com o regresso às aulas... Tudo isto parece óbvio, não é? Já faz parte da nossa capacidade natural de adaptação e ninguém estranha nem reclama!
A minha reflexão vem de encontro aos negócios... nos negócios, também mudamos de estação?
Alguns exemplos que me ocorrem são: nos restaurantes, os menus incorporam legumes e frutas da época; no retalho, as montras vestem tons quentes e casacos em malhas mais grossas e no turismo, as campanhas focam-se nas escapadinhas de fim de semana.
São movimentos lógicos, que aproveitam não só a natureza, mas também o comportamento humano!
E no vosso?
- No marketing, já ajustou a mensagem para o outono?
- A sua equipa de vendas já afinou argumentos para responder às novas prioridades dos clientes?
- A sua empresa já se preparou para aproveitar o que esta estação traz de oportunidades?
Na minha reflexão apercebi-me que o outono traz ainda outra metáfora interessante: as folhas que caem! E as árvores não choram a perda! Sabem que precisam de se libertar do excesso para, na primavera, renascerem mais fortes.
E aqui está a pergunta que me ocorre: O que é que precisa de deixar cair no seu negócio? É que por vezes Não é o que fazemos mais vezes ou de novo... sim o que deixamos de fazer!
E para não se desgastar muito a pensar 😊 alguns exemplos que me ocorrem poderão ser:
- Processos que já não fazem sentido?
- Estratégias que não dão retorno?
- Produtos que apenas consomem energia sem gerar valor?
- Pessoas, parcerias ou hábitos que estão a travar o crescimento?
Tal como na natureza, também nas empresas há momentos de poda. Só assim haverá espaço para que, numa próxima estação, o negócio floresça de forma mais vigorosa.
📌 A minha questão final é simples e acredito também exige coragem: Que folhas está disposto a deixar cair hoje para colher frutos amanhã?
PS: confesso que eu mesma ainda estou a refletir ... 😊